quarta-feira, 10 de junho de 2020

Atividades do livro didático (páginas 269-280)



1) Os animais são os únicos seres vivos

R: d) Que apresentam blástula - o estágio de blástula do desenvolvimento embrionário é a apomorfia do reino dos animais. As outras alternativas indicam características que outros seres vivos também apresentam: a) heterotróficos - fungos e protozoários, por exemplo; b) multicelulares - fungos, algas e plantas; c) com reprodução sexuada - plantas, fungos e outros apresentam o encontro de gametas durante os seus ciclos de vida.

2) Um pesquisador descobriu uma nova espécie animal e concluiu corretamente tratar-se de um acelomado porque o animal apresentava

R: d) Corpo maciço, sem cavidades internas - o celoma é a cavidade interna presente em alguns animais, assim, ao assumir que o animal é acelomado, afirmamos que este não apresenta uma cavidade interna, ou seja, é maciço. 

3) Um animal protostômio sempre

R: c) tem a boca originada do blastóporo - animais protostômios são aqueles em que o blastóporo dá origem à boca, enquanto nos deuterostômios ela se desenvolve formando o ânus.

4) Animais que apresentam cavidade corporal parcialmente revestida por mesoderma são:

R: c) pseudocelomados - um celoma verdadeiro é caracterizado como uma cavidade corporal interna totalmente revestida por tecido mesodérmico, assim, os pseudocelomados são dotados de um celoma "falso" que não é completamente revestido por mesoderma.

5) O blastóporo forma-se como resultado da gastrulação e pode originar a boca ou o ânus, dependendo do filo a que pertence o animal. Qual alternativa menciona apenas animais cujo blastóporo dá origem ao ânus?

R: d) Equinodermos e cordados - somente os animais que constituem os filos Echinodermata e Chordata são deuterostômios (em que o blastóporo dá origem ao ânus), enquanto os demais são protostômios.

6) O arquêntero é uma cavidade presente no embrião de animais

R: a) Diblásticos e triblásticos - o arquêntero se desenvolve na etapa de gástrula do desenvolvimento embrionário, portanto, todos os animais com a exceção dos poríferos, que não passam pela fase de gástrula e, logo não desenvolvem folhetos embrionários (não podem ser caracterizados nem como diblásticos ou triblásticos).


15) Podem-se encontrar poríferos apenas

R: d) no mar e em água doce, fixados a objetos submersos - poríferos são animais aquáticos, podendo habitar tanto água salgada quanto doce, além disso, são seres sésseis, ou seja, vivem fixados a um substrato. 

16) Um animal que se alimenta de pequenas partículas em suspensão na água é chamado de

R: b) filtrador - a estratégia utilizada pelas esponjas para obter alimento é esta: permite a entrada de água em seu corpo, onde células especializadas capturam as partículas e microrganismos encontrados na água, o digerem e distribuem os nutrientes entre as outras células do corpo. 

17) A água que passa através do corpo de um porífero segue o seguinte caminho:

R: c) porócito - espongiocela - ósculo - a água entra pelos poros (ou óstios), revestidos de células especializadas denominadas porócitos; vai para a espongiocela (ou átrio), uma cavidade que se comunica com a abertura da esponja para o meio externo, o ósculo.

18) Cnidários podem ser encontrados apenas

R: c) no mar e em água doce, fixados a objetos submersos ou livres - a maior parte dos cnidários vivem em ambientes marinhos, porém, existem representantes dulcícolas dentro da classe dos hidrozoários. Podem existir em formas fixas ou sésseis (pólipo) ou livre natantes (medusa).

19) O filo Cnidaria inclui, entre outros organismos, as

R: a) águas-vivas - as águas-vivas são as principais representantes da classe dos cifozoários e do próprio filo como um todo.

20) Os cnidários apresentam

R: c) sistema nervoso difuso - os cnidários são os primeiros animais a desenvolver tecidos nervosos, porém, as suas células não se agrupam ou amontoam em regiões específicas do corpo, se encontrando espalhadas ao longo do organismo (por isso, se diz que o sistema nervoso dos cnidários é difuso). As outras alternativas da questão apontam para sistemas que os cnidários não possuem (alternativa a - sistema circulatório e alternativa d - sistema respiratório) ou que estão incorretas (alternativa b - sistema digestório completo - os cnidários possuem somente uma abertura para a digestão: a boca, o que configura um sistema digestório incompleto).

21) Em cnidários, a digestão do alimento começa na cavidade gastrovascular e termina dentro das células. Qual é a alternativa que designa mais apropriadamente esse tipo de processo digestivo?

R: c) Digestão extra e intracelular - a digestão nos cnidários tem início fora do ambiente celular (EXTRAcelular) e termina no interior das células (INTRAcelular).

22) A distribuição dos nutrientes no corpo de um cnidário é feita

R: d) pela própria cavidade gastrovascular que ocupa praticamente todo o corpo, inclusive os tentáculos - os cnidários, em geral, são animais pouco "espessos", sendo constituídos por uma camada epidérmica e uma gastrodérmica com uma camada gelatinosa fina, a mesogleia, localizada entre elas. Por causa dessa proximidade entre as células, o tecido gastrodérmico pode absorver os nutrientes e entregá-los às demais células simplesmente por difusão, não precisando de métodos mais complexos como um sistema circulatório por exemplo.

23) "A maioria dos cnidários apresenta metagênese, com alternância de gerações de pólipos assexuados e de medusas sexuadas". Essa afirmação está

R: a) correta, pois no ciclo de vida da maioria dos cnidários alternam-se gerações de pólipos assexuados e de medusas sexuadas - como é o exemplo das águas-vivas, as formas medusoides se reproduzem sexuadamente produzindo gametas e os fecundando no meio externo. O resultado desta fecundação é uma larva achatada, a plânula, que se fixa ao substrato e dá origem a uma forma polipoide. Esta forma polipoide pode se reproduzir assexuadamente e gerar vários brotos que, através do processo de estrobilização, é seccionado várias vezes, sendo que cada uma destas partes dá origem a uma medusa jovem, a éfira, que cresce, virando uma medusa adulta. 



Trabalhando com diagramas conceituais: Reino Animalia

24) Assuma que os número 1 e 2 representem, respectivamente conceitos relativos ao tipo de célula e ao modo de nutrição dos animais. Qual das alternativas apresenta adequadamente esses conceitos?

R: b) 1 = Eucarióticos; 2 = Heterotróficos

25) Que número representa a futura cavidade digestiva de animais dotados de três folhetos germinativos?

R: 8 - indica o arquêntero formado durante a gastrulação.

26) Que número corresponde ao conceito "triblástico"?

R: 9

27) Qual das alternativas a seguir corresponde mais adequadamente à frase de ligação A?

R: a) delimita a(o) - a frase completa ficaria: "Endoderma (conceito número 5) delimita o arquêntero (conceito número 8)

28) Que número corresponde ao folheto ou tecido embrionário no interior do qual se formam cavidades celômicas? Como se denomina esse tecido? 

R: 6 - Mesoderma - o celoma é uma cavidade derivada do desenvolvimento da mesoderma, por isso só se fala em "celoma" a partir dos animais triblásticos.

29) Que números correspondem, respectivamente, aos conceitos de "deuterostômio" e "protostômio"?

R: 12 e 13

30) Que número representa uma cavidade que é substituída pelo arquêntero? Qual é seu nome?

R: 3 - Blastocele - a blastocele é a cavidade interna do embrião durante a fase de blástula. Na passagem para o estágio de gástrula, a blastocele se desenvolve e forma o arquêntero, que serve como a cavidade interna da sua respectiva fase.


Diagrama conceitual - filo Porifera

53) Que número representa a célula responsável pela nutrição das esponjas? Qual é seu nome?

R: 1 - Coanócitos.

54) Que número representa espículas?

R: 7.

55) Que número corresponde ao conceito de anfiblástula?

R: 9.

56) Espongiocela e ósculo estão representados, respectivamente, por quais números?

R: 4 e 5. 


57) Uma estrutura que possibilita a certas esponjas de água doce resistirem a condições adversas, como secas, por exemplo, está representada por que número?

R: 10 (gêmulas).

58) Que número representa brotamento?

R: 8.

59) Pinacócitos e porócitos estão representados por quais números, respectivamente?

R: 3 e 2 - os pinacócitos são as células responsáveis pelo revestimento da esponja, enquanto os porócitos são as células que formam os poros. 

60) Que número representa células responsáveis pela alta capacidade de regeneração das esponjas?

R: 6 - os amebócitos são as células totipotentes dos poríferos, ou seja, são capazes de se multiplicar e diferenciar em outros tipos de célula específicas (esclerócitos, colêncitos, etc.)

Diagrama conceitual - filo Cnidaria

61) Que número representa uma célula responsável pela capacidade de defesa e ataque dos cnidários? Qual é o nome desse tipo celular?

R: 4 - Cnidócitos/Cnidoblastos 

62) Que número representa o nematocisto?

R: 5.

63) Que número representa a lâmina gelatinosa onde se situa a rede nervosa difusa dos cnidários? Qual é o seu nome? 

R: 3 - Mesogleia.

64) Epiderme e gastroderme estão representadas, respectivamente, por que números?

R: 1 e 2.

65) Que número representa células capazes de se contrair e no interior das quais ocorre a digestão intracelular dos cnidários? Como são chamadas essas células?

R: 8 - células epiteliomusculares digestivas.


66) Quais números representam, respectivamente, as classes Anthozoa, Hydrozoa e Scyphozoa?

R: 3, 1 e 2. A classe Anthozoa é exclusivamente polipoide, portanto, não ocorre alternância de gerações. A classe Hydrozoa é predominantemente polipoide (4) e a forma medusoide é a predominante na classe Scyphozoa (5).

67) Medusas e pólipos estão representados, respectivamente, por quais números?

R: 5 e 4.

68) Que número corresponde ao grupo de cnidários que forma os recifes coralíneos?

R: 3 - indica a classe dos antozoários, que corresponde, além dos corais, a espécies como as anêmonas.

69) Que número corresponde ao grupo de cnidários ao qual pertence a caravela portuguesa (gênero Physalia)?

R: 1 - a classe dos hidrozoários

70) Brotamento e estrobilização são processos representados, respectivamente, por quais números?

R: 6 e 7 - o brotamento origina colônias e a estrobilização origina novas medusas.

71) Que número corresponde ao conceito de plânula?

R: 8 - larva achatada resultante da reprodução sexuada dos cnidários. 




A biologia no vestibular

Questões objetivas

6) Na história evolutiva dos animais, destaca-se o aparecimento das seguintes características: simetria bilateral, presença de três folhetos germinativos, cavidade digestiva completa com boca e ânus, cavidade corporal e metameria. Com relação à ocorrência destas características entre os diversos grupos animais, qual é a alternativa correta?

R: a) Todos os animais com metameria apresentam cavidade corporal e simetria bilateral - a metameria consiste na segmentação do corpo em partes específicas e é característica de filos como Annelida e Arthropoda, ambos apresentando cavidade corporal verdadeira (celoma) e simetria bilateral.

7) Na evolução do sistema digestório dos animais aparecem, sucessivamente, seres sem tubo digestório, organismos com tubo digestório incompleto e seres com tubo digestório completo. Exemplos de animais com essas características são, respectivamente,

R: a) esponjas, planárias e minhocas - dentre as "primeiras opções" de cada alternativa, a única correta seria "esponjas", tendo em vista que os seres do filo Porifera não têm tubo digestório, assim, as letras C, D e E ficariam invalidadas. Na "segunda opção" restaram planárias e medusas, ambas possuindo tubo digestório incompleto, porém, a letra B apresenta as anêmonas como animais que têm tubo digestório completo, o que está incorreto pois todos os cnidários possuem sistema digestório incompleto, logo, esta alternativa está errada e só sobra a A como resposta adequada.

8) Quando um determinado organismo é triblástico, celomado, com simetria bilateral e o corpo segmentado em metâmeros, é correto afirmar que esse animal pertence ao filo.

R: a) Annelida - é a única alternativa que se adequa à descrição do enunciado: é triblástico, diferentemente dos poríferos, que nem tecidos têm, e dos cnidários, que são diblásticos; é celomado, o que invalida os platelmintos, que são acelomados; tem simetria bilateral e é segmentado, o que o difere dos nematelmintos, que não apresentam corpo segmentado.

9) Se o blastóporo de uma gástrula originar o ânus do futuro animal, este poderá ser

R: a) um ouriço-do-mar - esta espécie faz parte do filo dos equinodermos, que são animais deuterostômios, ou seja, em que o blastóporo dá origem ao ânus. 

10) As águas-vivas surgiram relativamente cedo na história dos animais. Entre as características a seguir, a que deve ter surgido mais cedo na história evolutiva dos animais foi

R: c) multicelularidade.

11) O filo Cnidaria reúne animais aquáticos de corpo mole e gelatinoso, cujos representantes mais conhecidos são as águas-vivas, as anêmonas-do-mar e os corais. Nos sistemas de classificação, o filo Cnidaria é subdividido em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa que predominam, respectivamente, ciclo de vida dos tipos

R: e) polipoide, medusoide, medusoide, polipoide.

12) Animais do filo Cnidaria apresentam, entre outras características

R: a) respiração realizada pela superfície corporal - a respiração, nos cnidários, é feita por meio da difusão, ou seja, de célula em célula, o que é favorecido pela pequena distância entre as suas células.

13) As células flageladas dos poríferos, responsáveis pela circulação da água nesses animais, são

R: b) os coanócitos.

14) As esponjas constituem o filo Porifera do reino animal, sendo indivíduos de organização corporal simples, considerados um ramo primitivo na evolução dos metazoários. Os poríferos são usados pelos pintores para obter certos efeitos especiais na técnica de aquarela; antigamente, eram usados também como esponjas de banho. Quanto às esponjas, é correto afirmar que

R: c) não possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas.

15) Em relação ao filo Cnidaria, foram feitas as seguintes proposições:

I. Os cnidários são aquáticos, diblásticos e com simetria radial, sendo encontrados em duas formas pólipos (fixos) e medusa (livres). - correto
II. A digestão nos cnidários é extra e intracelular e não há aparelho respiratório, circulatório ou excretor, e o sistema nervoso é difuso. - correto
III. Nos cnidários, a reprodução sexuada ocorre por brotamento ou estrobilização - incorreto, o brotamento e a estrobilização são formas de reprodução assexuada
IV. Os corais e a anêmona-do-mar são exemplos da classe dos cifozoários - incorreto, os corais e as anêmonas são exemplos da classe dos antozoários

R: e) Apenas I e II estão corretas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.