sábado, 25 de julho de 2020

Exercícios do blog sobre moluscos

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1. Leia a reportagem sobre malacocultura no link (https://agro20.com.br/ostra/) e descreva a importância da ostra para a economia e para o homem. 

Na questão de utilidade para os humanos, as ostras, assim como uma série de outros moluscos, servem como alimento, sendo bastante nutritivos, fornecendo desde proteínas até uma variedade de minerais e vitaminas (inclusive sendo consideravelmente saudáveis). Suas pérolas, sintetizadas a partir de um "sistema de defesa" destes moluscos, são exploradas principalmente para a confecção de joias, enquanto as conchas podem ser usadas em artesanatos, são, muitas vezes, colecionadas, e podem até mesmo serem usadas como fonte de cálcio, muito importante para o desempenho de certas funções em nosso organismo. 

2. Cite a importância dos moluscos em geral para o ser humano.

- Alimentação (polvos, lulas, ostras, mexilhões, escargot, etc.), sendo importantes fontes de minerais, vitaminas, nutrientes, etc.
- Produção de pérolas e conchas (muito utilizadas comercialmente)
- Organismos bioindicadores (ex.: bivalves, por serem filtradores, podem absorver as substâncias tóxicas do meio, ajudando a identificar ambientes poluídos e contaminados)

3. Esquematize o arquétipo de um molusco e coloque o nome de suas partes.


4. Cite as características e inovações do filo Mollusca.

- Simetria bilateral
- Triblásticos (endoderma, mesoderma e ectoderma)
- Celomados (apresentam celoma do tipo esquizoceloma)
- Protostômios (blastóporo dá origem à boca)
- Fazem parte do clado Lophotrochozoa (apresentam larva trocófora)
- Corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral sem apresentar segmentação
- Manto secreta substâncias que compõem uma concha, que pode ser ausente, interna e reduzida ou externa (podendo, ainda, ser composta por uma, duas ou oito valvas). A extensão do manto em relação à sua massa visceral é a cavidade do manto, que está geralmente associada às saídas dos tubos digestório, excretor e reprodutor
- Cabeça concentra boa parte dos gânglios nervosos e órgãos sensoriais (cefalização)
- Pé apresenta tecidos musculares que atuam no deslocamento e fixação do molusco. Em algumas classes pode ser consideravelmente desenvolvido e ramificado, formando tentáculos e braços
- Massa visceral compreende os órgãos internos do molusco
- Sistema nervoso ganglionar
- Sistema sensorial apresenta tentáculos (tato), estatocistos (equilíbrio e orientação), quimiorreceptores (olfato e paladar), fotorreceptores (percepção de luz) e olhos (formação de imagens)
- Sistema digestivo completo (boca e ânus). Animais podem se alimentar filtrando partículas de alimento em suspensão na água ou raspando pedaços de plantas, algas e outros animais com o uso de uma rádula (língua raladora)
- Respiração cutânea (através da pele), pulmonar (através de pulmões, predominante em moluscos terrestres) e branquial (através de brânquias ou ctenídios, predominante em moluscos aquáticos)
- Sistema circulatório, através do sangue, oxigênio e nutrientes são distribuídos pelo corpo, podendo ser aberto (o sangue, ou hemolinfa, jorra em lacunas ou cavidades, as hemocelas, onde entra em contato direto com as células dos tecidos) ou fechado (o sangue se mantém dentro dos vasos sanguíneos durante todo o processo)
- Reprodução: organismos monoicos (hermafroditas) e dioicos. Reprodução sexuada por fecundação externa ou interna, incluindo métodos como autofecundação e fecundação cruzada. O desenvolvimento é geralmente direto mas podem ocorrer casos de desenvolvimento indireto (passa por estágios larvais, como larva trocófora e velígera)
- Sistema excretor de metanefrídios

5. Complete a tabela (abaixo) e poste no seu blog

ClassesCaracterísticas geraisHabitatExemplos
AplacóforaSem concha, formato de verme, manto com espículas de calcário, pé reduzido e sem órgãos sensoriais complexosMarinhos, geralmente vivem enterrados no substrato ou próximos a coraisSolenogastres e Caudofoveata
PoliplacóforaConcha formada por várias peças (oito), pé desenvolvido para a fixação, órgãos sensoriais são os estetos, corpo de formato ovalExclusivamente marinhosQuítons
MonoplacóforaConcha formada por uma única peça que envolve todo o corpo, segmentação (pares de órgãos repetidos ao longo do corpo)Habitam principalmente os oceanos, sendo geralmente encontrados em locais profundosNeopilina
GastrópodaSistema digestório próximo ao pé, cabeça desenvolvida com órgãos sensoriais, pé rastejante, podem apresentar concha ou não, são monoicos e dioicos com desenvolvimento direto e indireto larval, apresentam torção durante o desenvolvimento, respiração pulmonar, cutânea e branquialAmbientes aquáticos e terrestres (com preferência a locais úmidos)Caramujos, caracóis e lesmas
CefalópodaCabeça bastante desenvolvida com sistemas nervoso e sensorial complexos ligada diretamente ao pé, podem apresentar concha (externa ou interna) ou não, pé com braços e tentáculos, mecanismos de defesa (tinta e camuflagem), sistema circulatório fechado, respiração branquial, digestão exclusivamente extracelular, reprodução com desenvolvimento diretoExclusivamente marinhosPolvos, lulas, sépias, nautilus
BivalviaConcha formada por duas peças, cabeça reduzida, se alimentam por filtração, fecundação externa e desenvolvimento indireto (larva trocófera e velígera), respiração branquialAquáticos (água doce e salgada)Ostras, vieiras, mexilhões
EscafópodaConcha em formato cônico com aberturas em suas extremidades, pé em formato cilíndrico usado para escavar, cabeça com captáculos que se fixam ao solo ou capturam alimento, vivem enterrados na areia, sistemas circulatório e respiratório reduzidosExclusivamente marinhos, vivem enterrados no substratoAntalis, Dentalium

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