terça-feira, 27 de outubro de 2020

Exercícios do blog sobre répteis e aves

https://segundocientista.blogspot.com/2015/08/a-grande-inovacao-dos-repteis-o-ovo.html


1. O alantoide é muito importante nos répteis e nas aves. Faça um esquema de um ovo reptiliano. Localize os anexos embrionários, dê a função de cada um e explique porque o alantoide é muito importante para os répteis e aves e pouco desenvolvido e importante nos mamíferos...


Casca do ovo - proteção do embrião, evita o ressecamento, impede a entrada de microrganismos danosos, permite as trocas gasosas, etc.
Albumina - proteína que preenche o espaço entre a casca e o córion. Seria a "clara" do ovo.
Córion - membrana que envolve o embrião e anexos que permitem as trocas gasosas e remoção de excretas.
Alantoide - anexo com irrigação sanguínea associado ao embrião e ao córion onde as excretas nitrogenadas resultadas das atividades metabólicas do embrião são armazenadas e, também, serve como um "órgão respiratório" temporário do embrião, já que o fornece o oxigênio que foi absorvido pela casca do ovo e, também, retira o gás carbônico. Outra função é a de transferir o cálcio da casca para o embrião, que o usará para constituir o seu esqueleto.
Saco vitelínico - anexo preenchido de vitelo, a principal reserva nutritiva dos embriões de aves e répteis enquanto estão dentro dos ovos. 
Âmnio - membrana que envolve o embrião em si, preenchido pelo líquido amniótico que mantém o embrião úmido (evita o ressecamento) e protegido de choques mecânicos. É um dos anexos mais importantes pois, por manter o filhote constantemente exposto à água, o ovo não precisa ser posto em um ambiente aquático, permitindo que os animais habitassem cada vez mais o ambiente terrestre e seco.

O alantoide é reduzido nos mamíferos pois a maior parte de suas funções: armazenar as excreções do embrião, transferir oxigênio para o feto e remover o seu gás carbônico e levar cálcio para constituir o esqueleto do filhote, passam a ser realizadas pela placenta, uma estrutura derivada da associação de alguns anexos embrionários (como o cório e o alantoide) com parte da parede do endométrio da mãe (decídua basal), desta maneira, estes anexos, que são extremamente importantes para as aves e répteis, são pouco significativos para os mamíferos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.