quarta-feira, 24 de junho de 2020

Material sobre nematelmintos (exercícios do blog)

https://segundocientista.blogspot.com/search?q=platelmintos

1. Construa o ciclo de vida do Ascaris lumbricoides e indique os pontos de profilaxia.

Ciclo de vida:

1) O homem pode acidentalmente ingerir os ovos do parasita ao consumir alimentos ou água contaminada por estes ovos. 

2) No intestino, os ovos do verme eclodem, liberando suas larvas.

3) As larvas conseguem penetrar na parede intestinal, caindo nos vasos sanguíneos do hospedeiro e se deslocar pelo corpo, podendo chegar a órgãos como o coração, o pulmão e o fígado.

4) Enquanto permanece nos alvéolos pulmonares, provoca sintomas respiratórios.

5) Partindo dos alvéolos, o verme migra pelo canal respiratório, provocando reações como acessos de tosse, fazendo com que ele seja empurrado até a faringe e engolido, voltando ao intestino.

6) No intestino, o verme se desenvolve e entra em seu estágio adulto, passando a se reproduzir sexuadamente produzindo novos ovos, que são eliminados pelas fezes, podendo contaminar água e alimentos. 


Profilaxia:

a) Fornecimento de serviços de saneamento básico, tratamento de água e esgoto, evitando que as fezes contaminem estes meios

b) Consumir somente água engarrafada, tratada ou fervida

c) Evitar defecar próximo a corpos de água 

d) Ingerir alimentos como verduras e frutas somente após lavá-los

e) Práticas de higiene como lavar as mãos antes de manusear alimentos e disseminação destas práticas através de educação sanitária, principalmente entre as populações desfavorecidas



2. Construa o ciclo de vida do Ancylostoma duodenale, indique os pontos de profilaxia.

Ciclo de vida:

1) O verme adulto libera os seus milhares de ovos no solo.

2) Da eclosão dos ovos, saem as larvas rabditoides, que têm vida livre no solo. Após algum tempo, assume a sua forma infectante, chamada de larva filarioide.

3) Quando um homem caminha descalço neste solo infectado, o filarioide pode penetrar em sua pele e cair na corrente sanguínea. 

4) Através da corrente sanguínea, a larva pode chegar até alguns órgãos, como o coração e o pulmão.

5) Infectando as estruturas pulmonares, a larva consegue migrar até a faringe e acaba sendo deglutida, chegando até o intestino (igual à ascaridíase).

6) No intestino, se desenvolve e alcança a fase adulta, na qual se reproduz sexuadamente e produz os seus ovos, que, posteriormente, são liberados pelas fezes do homem.

Obs.: Além da penetração pela pele, o homem pode obter o ancilóstoma através da ingestão de seus ovos encistados. 


Profilaxia: 

a) Usar calçados, evitando que a larva penetre pelo pé e alcance a corrente sanguínea, principalmente em áreas onde os indivíduos entram em frequente contato com a terra ou areia

b) Fornecimento de saneamento básico, tratamento de água e esgoto

c) Educação sanitária (disseminação de práticas adequadas de higiene)

d) Realização de testes para identificar e tratar doentes


3. Observe o mapa de distribuição dos Helmintos (Nematoda) e proponha uma maneira de erradicar esse flagelo do nosso país.


Nota-se que um dos principais fatores que faz das verminoses doenças com uma presença tão forte no Brasil é o nosso precário sistema de saneamento básico. É difícil de se acreditar que, atualmente, uma parte significativa da população brasileira não tenha acesso a serviços tão básicos quanto a coleta e o tratamento de esgoto ou o fornecimento de água tratada, o que contribui imensamente para a proliferação de diversos organismos que podem nos infectar, dentre eles os vermes. Analisando os ciclos de vida dos agentes causadores de doenças como a teníase, a ancilostomose e a filariose, se percebe o quão importante é o papel do saneamento básico para a sua prevenção. Caso tivéssemos um tratamento de esgoto mais eficiente, por exemplo, evitaríamos que os ovos destes helmintos, carregados pelas fezes humanas, contaminassem a água usada para a irrigação de alimentos, ou consumida pelos animais cuja carne posteriormente comemos. Por isso, se ressalta a urgência da necessidade de uma reformulação e ampliação destes serviços para as regiões necessitadas, onde o atendimento médico é menos acessível e de pior qualidade. Adotando estas medidas, pode-se esperar uma redução nos gastos e lotação dos centros médicos para o tratamento de sintomas comuns entre essas doenças, tal como a diarreia e a subnutrição, que são ainda mais perigosas para crianças e bebês, que correm o risco de terem os seus desenvolvimentos físico e intelectual comprometidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.