sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Exercícios do blog sobre artrópodes

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1) Leia a tirinha do Fernando Gonzales e explique o que está acontecendo do ponto de vista do desenvolvimento dos artrópodes. Descreva todos os tipos de desenvolvimento e cite exemplos.

A tirinha trata do processo de desenvolvimento indireto dos artrópodes, mais especificamente, do desenvolvimento indireto completo, também chamado de holometabolia (transformação total), em que os estágios iniciais do organismo diferem expressivamente de sua forma adulta. Para exemplificar este tipo de desenvolvimento, a charge utilizou o exemplo da borboleta, espécie de inseto onde as mudanças provocadas pela metamorfose são as mais evidentes (por exemplo, a larva da borboleta, a "lagarta", não possui asas e se alimenta de folhas através de um aparelho mastigador, enquanto a borboleta adulta apresenta asas e se alimenta de líquidos, como o néctar das flores, por meio de uma espirotromba). Os outros tipos de desenvolvimento encontrados nos artrópodes são o desenvolvimento direto ou ametábolo, isto é, sem a ocorrência de estágios larvais e onde o indivíduo jovem é muito parecido com o adulto, tendo, somente, um porte menor, e ocorre em espécies tais como as aranhas e as traças de livro. O outro tipo de desenvolvimento, além do indireto completo e o direto é o indireto incompleto (ou hemimetábolo), em que os jovens não diferem de maneira tão gritante assim dos adultos, sofrendo poucas alterações em seu corpo, um exemplo sendo os gafanhotos, que, em relação aos adultos, se distinguem pela ausência de asas. 

2) (Fuvest-SP) Metamorfose é a transformação do estágio jovem para o adulto. Alguns insetos têm metamorfose completa (holometábolos), em outros a metamorfose é incompleta (hemimetábolos). Quais insetos exemplificam o primeiro e o segundo tipo de metamorfose, respectivamente?

a) Gafanhoto e libélula. 
b) Borboleta e barata.
c) Mariposa e abelha.
d) Percevejo e mosquito.
e) Besouro e mosca.

R: alternativa b) Borboleta e barata

3) Anelídeos e artrópodes possuem características anatômicas e fisiológicas comuns, o que reforça a hipótese de parentesco evolutivo entre esses grupos de invertebrados. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas dessas características comuns:

a) Cordão nervoso dorsal e respiração cutânea.

b) Cordão nervoso ventral e corpo segmentado.

c) Vaso sanguíneo dorsal e respiração traqueal.

d) Vaso sanguíneo ventral e corpo segmentado.

e) Cordão nervoso ventral e vaso sanguíneo ventral.

R: alternativa b) Cordão nervoso ventral e corpo segmentado


4) (Unesp) Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e do agente causador são, respectivamente:

a) leishmaniose, mosquito anófeles e Leishmania brasiliensis.

b) úlcera de Bauru, mosquito cúlex e Plasmodium vivax.

c) doença do sono, mosca tsé-tsé e Trypanosoma cruzi.

d) doença de Chagas, barbeiro e Trypanossoma gambiensi.

e) úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmania brasiliensis.

R: alternativa e) úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmania brasiliensis


5) (FUVEST)

a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.

R: corpos formados pela fusão de segmentos, formando tagmas (cefalotórax e abdômen nos crustáceos e aracnídeos e cabeça, tórax e abdômen nos insetos) e presença de apêndices articulados com elevada mobilidade graças à combinação entre o exoesqueleto quitinoso e os músculos antagônicos.

b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos.

R: crustáceos possuem dois pares de antenas, insetos têm três pares de patas e os aracnídeos não possuem mandíbulas, mas sim quelíceras.


6) (UNESP) Insetos e crustáceos pertencem ao filo Arthropoda. Descreva três características que os diferenciam.

R: No plano corporal, os insetos diferem dos crustáceos pois os primeiros possuem o corpo dividido em três tagmas principais: cabeça, tórax e abdômen, enquanto nos crustáceos o corpo é formado por cefalotórax (cabeça e tórax fusionados) e abdômen. Os insetos possuem seis patas (três pares), um par de antenas e costumam apresentar asas, já os crustáceos têm dez patas (cinco pares), dois pares de antenas e não possuem asas. Os insetos possuem sistema respiratório formado por traqueias, onde estas estruturas se comunicam diretamente com os tecidos do corpo, enquanto os crustáceos respiram através de brânquias, por meio das quais realizam trocas gasosas diretamente com o sangue.


7) (UNESP) - O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo, embora separados em classes distintas. Cite:

a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;

R: Ambos apresentam o corpo dividido em segmentos, sendo que estes segmentos se agrupam para formar partes definidas do corpo (cabeça, tórax e abdômen) e, também, os dois possuem apêndices articulados, como patas e antenas.

b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos:

R: Os crustáceos, dos quais o camarão faz parte, possuem um exoesqueleto mais espesso e resistente que os demais grupos de artrópodes, fazendo com que estas espécies desenvolvam uma "crosta" ou armadura mais dura. Já os insetos, dos quais as abelhas fazem parte, são definidas pela presença de seis patas, um par de antenas e a ocorrência, em algumas espécies, de asas.


8) (FUVEST) Os animais que conversam na tira abaixo pertencem ao filo dos artrópodes. Apesar de caricaturas, é possível perceber três características externas que os distinguem de qualquer inseto.

a) A que classe pertencem os animais citados?

R: Os animais presentes na tira pertencem à classe dos aracnídeos.

b) Quais as três características de sua morfologia externa que os distinguem dos insetos?

R: A presença de quatro pares de patas (insetos possuem três), a ausência de asas e a divisão do corpo em dois tagmas principais: cefalotórax e abdômen (insetos têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen). 

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