https://segundocientista.blogspot.com/2015/08/mamiferos-mammalia.html
1) Cite as apomorfias dos mamíferos e explique cada uma delas.
Presença de pelos - os pelos são extensões filamentosas repletas de queratina (mesma proteína que preenche as camadas mais externas da epiderme e outros anexos - unhas, garras, etc.) que se implantam na pele por cavidades na derme revestidas por epiderme, os folículos, e atuam como estruturas de conservação de temperatura e, quando lubrificadas pelo sebo das glândulas sebáceas, formam uma camada impermeabilizada.
Presença de glândulas de suor, sebo e odor no tegumento - na camada da derme se formam glândulas sudoríparas - secretam um líquido composto por água, sais e excretas que é liberado na pele e, ao ser evaporado, reduz a temperatura corporal; sebáceas - produzem o sebo, uma substância oleosa que lubrifica e impermeabiliza a pele; e odoríferas - produzem substâncias químicas que são usadas para marcar território, indicar emoção (medo, apreensão, felicidade, etc.), estimular/atrair parceiros sexuais, etc.
Presença de glândulas mamárias - é a principal característica dos mamíferos. As glândulas mamárias produzem o leite materno, um líquido composto por gorduras, proteínas e açúcares, além de várias outras substâncias que contribuem para nutrir o filhote até este conseguir se alimentar de outras maneiras. As glândulas podem ser encontradas no peito ou no abdômen do mamífero e, por meio da amamentação dos filhotes, os cuidados parentais são muito mais recorrentes nos mamíferos.
Sistema nervoso complexo - o encéfalo é mais desenvolvido que nos outros vertebrados. Os hemisférios cerebrais ocupam o maior volume do encéfalo, com vários sulcos e giros em sua superfície que expandem a sua superfície, e, assim, têm uma maior capacidade cognitiva.
Mudanças no sistema auditivo - os mamíferos são os únicos vertebrados com pavilhão acústico (a parte visível do ouvido externo, chamada coloquialmente de "orelha") e com três ossículos no ouvido médio - martelo, bigorna e estribo (nos demais vertebrados costumam ser só um).
Dentição - os mamíferos têm dentição heterodôntica (um indivíduo pode ter mais de um tipo de dentes, estes sendo incisivos, caninos, molares e pré-molares). A dentição sofre mudanças ao longo da vida (começam com dentes temporários, os dentes decíduos ou "de leite", que caem e abrem espaço para os dentes primários ou permanentes). Todos os dentes da mandíbula inferior ficam implantados em um único osso fusionado, o dentário (nos outros vertebrados, esta mandíbula é formada por vários ossos articulados).
Pulmões - o sistema respiratório é exclusivamente do tipo pulmonar e os pulmões são envoltos por uma membrana, a pleura, que liga os pulmões aos ossos da caixa torácica. A pleura é formada por duas camadas, a pleura parietal, mais externa, e a visceral, mais interna. Entre estas camadas há um espaço preenchido pelo líquido pleural, que reduz os choques contra os órgãos respiratórios.
Epiglote - a epiglote seria uma "membrana" que fecha as vias respiratórias durante a deglutição, impedindo a obstrução do sistema respiratório e o sufocamento do animal caso o alimento entre pelo tubo errado.
Endotermia e homeotermia - mamíferos são animais conhecidos como "de sangue quente", ou seja, animais que conseguem manter as suas temperaturas constantes (ou com mínima variação de temperatura) diante das mudanças no meio externo para mais frio ou mais quente. Esta capacidade de conservar a temperatura é a homeotermia, enquanto a endotermia é a geração de calor pelo próprio corpo a partir de suas atividades metabólicas, diferente de animais ectotérmicos, que precisam se expor ao sol ou outras fontes para se manterem aquecidos.
Reprodução - mamíferos são seres dioicos, ou seja, onde há a separação entre indivíduos machos e fêmeas e nota-se o dimorfismo sexual, a presença de características e traços visíveis que permitem a distinção entre organismos do sexo masculino e feminino (exemplos incluem tamanho, tipos de vocalização, glândulas mamárias funcionais, padrões e coloração dos pelos, etc.). Reproduzem-se sexuadamente por fecundação interna e o desenvolvimento do embrião pode ser ovíparo (monotremados) ou vivíparo (marsupiais e placentários).
Coração - possui quatro câmaras (átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, átrio direito e ventrículo direito), restringindo a mistura entre sangue venoso e arterial, tornando a circulação mais eficiente. A circulação é do tipo fechada (sangue permanece dentro dos vasos), dupla (circulação sistêmica e pulmonar) e completa (sem mistura de sangue).
Diafragma - uma peça muscular que separa o tronco em cavidade torácica (onde se encontram órgãos como o coração e os pulmões) e cavidade abdominal (como vários órgãos do sistema digestório). O diafragma é responsável por promover a expansão e diminuição do volume da caixa torácica durante a respiração, gerando a inspiração e expiração que trazem oxigênio e expulsam gás carbônico.
2)
Com base na tabela acima, escreva nos retângulos as características evolutivas que separam esses táxons uns dos outros. A tartaruga é um réptil e está colocada no cladograma como um grupo irmão dos mamíferos.
Retângulo 1 (antes do ramo da tartaruga): coluna vertebral
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.